GENÉTICA & TIPOS DE SANGUE

- maio 23, 2017

GENÉTICA & TIPOS DE SANGUE


Os genes são responsáveis pelo desenvolvimento e funcionamento de todo o nosso organismo. Determinam a altura, a cor dos olhos, a estrutura corporal e até mesmo a propensão para determinadas doenças. Mas não influenciam apenas a parte física, na verdade também são responsáveis, pelo menos em parte, pelo nosso desenvolvimento mental, psicológico e pessoal. Os genes agrupam-se aos pares ao longo de um cromossoma, sendo que cada um deles pode ser dominante ou recessivo. Existem 23 pares de cromossomas no núcleo de qualquer célula do nosso corpo, 22 pares gerais e um par de cromossomas do sexo (XX nas mulheres e XY nos homens). O efeito do gene recessivo só será visível quando houver dois genes recessivos, ou seja, se ambos os pais forem portadores de um gene recessivo defeituoso os filhos têm 25% de probabilidade de herdar ambos os genes recessivos ou nenhum, e 50% de serem portadores. Dito isto, muitas vezes não existe uma correlação directa entre determinado gene e a doença específica.

Se o espermatozóide que fecundou o óvulo tem um cromossoma X, o bebé será uma menina, se tem um cromossoma Y será um menino (sendo que o óvulo tem sempre um cromossoma X). O cromossoma X é maior, mais lento e mais duradouro, em contrapartida o cromossoma Y é menor, mais rápido mas menos resiliente. Metade do nosso património genético provém, em partes iguais, da mãe e do pai. Em média, cada indivíduo terá 50% do ADN em comum com os irmãos. No entanto a aleatoriedade da recombinação faz com que nunca seja realmente 50%, o que faz com que cada irmão tenha uma combinação única.

Existem 3 genes que determinam o grupo sanguíneo, com diferentes graus de dominância, e 4 tipos diferentes de sangue (A, B, AB e O). Entre os alelos A e B não existe dominância, logo, quando esses genes se encontram formam um fenótipo intermediário (AB).

Os indivíduos A produzem anticorpos anti-B, e os indivíduos B produzem anticorpos anti-A. Nas pessoas AB (receptor universal) não ocorre a produção de nenhum destes anticorpos, por isso estes indivíduos podem receber qualquer tipo de sangue. Já os indivíduos O (doador universal) produzem anticorpos anti-A e anti-B, por isso embora possam dar a todos, só podem receber sangue O.


Grupo Sanguíneo do Receptor
Grupo Sanguíneo do Doador
Grupo O
Grupo A
Grupo B
Grupo AB
Grupo O




Grupo A




Grupo B




Grupo AB




Também Deves Gostar

0 comentários