JORNADA

- maio 09, 2017

JORNADA

Todos os óvulos são formados nos ovários antes de nascermos. E são milhões! No entanto a maioria morre ainda antes do nascimento e muitos mais até à puberdade. Na realidade apenas 400 a 500 óvulos amadurecem e são libertados durante os nossos anos de fertilidade.

A fase mais complicada é quando se atinge a puberdade e surge a menarca, ou seja, a primeira libertação de óvulos. Esta ocorre em média por volta dos 12 anos, mas na verdade tanto pode surgir aos 9 como aos 17 anos e isto continua a ser perfeitamente normal. Nesta altura o ciclo é tão irregular que nunca sabemos quando vai aparecer. Podemos sempre fazer uma média e tentar adivinhar, mas a maioria das vezes é difícil acertar o dia exacto (embora haja sempre as sortudas!). No geral os ciclos podem variar entre os 22 e os 35 dias (existem sempre excepções). Com o uso da pílula, surgiram os ciclos completamente regulares! O seu tamanho varia consoante a pílula, mas o mais comum é o ciclo de 28 dias (incluindo os 7 dias de pausa). Existe ainda a possibilidade de fazer carteiras seguidas sem qualquer pausa, mas nesse ponto, nem todos os médicos concordam se será o melhor para o nosso corpo. Fica ao critério de cada uma de nós.

Nos homens a conversa é outra. Eles produzem cerca de 125 milhões de espermatozóides por dia, e cada ejaculação contém pode conter entre 70 a 500 milhões de espermatozóides. No entanto, destes apenas 75% são dotados de mobilidade. Se a ejaculação for muito frequente, o número de espermatozóides diminui, o que influencia a fertilidade. Portanto não vamos andar a disparar a torto e a direito quando tentamos engravidar, vamos tentar armazená-los para a altura mais provável da ovulação!

Portanto não vamos andar a disparar a torto e a direito quando tentamos engravidar, vamos tentar armazená-los para a altura mais provável da ovulação!

O primeiro dia da menstruação é considerado o primeiro dia do ciclo. Ao quinto dia os ovários começam a preparar um óvulo para ser libertado e o útero prepara-se para receber o óvulo fecundado pelo espermatozóide. A ovulação ocorre por volta do 14º dia, em que o óvulo é libertado através das trompas de Falópio e fica à espera de ser fecundado por um espermatozóide. Dos milhões de espermatozóides ejaculados, apenas centenas chegam ao óvulo. Os restantes das três uma, ou não conseguem chegar a tempo ao óvulo, ou entram na trompa errada ou são destruídos pelo caminho. A sua mobilidade pode ainda ser afectada pelo ambiente em que se encontram.

Daqui uma de duas coisas vai acontecer. Se o óvulo não for fecundado, irá secar e morrer. Após 2 semanas o útero volta ao estado anterior e expulsa o óvulo através da menstruação. Esta pode ter uma duração variável, mas o mais comum é durar 3 a 5 dias. Caso o óvulo seja fecundado, vai fazer o percurso até ao útero onde se irá implantar e passa a haver uma gravidez.

Relativamente aos treinos, a melhor altura rondará o 14º dia. Embora o óvulo só seja fecundável durante 24 horas, os espermatozóides podem sobreviver até 72 horas. Portanto os melhores dias são o 11º, 12º, 13º e 14º. No entanto, por inúmeros motivos, como variações fisiológicas, doença, idade, stress,..., estas contas nem sempre são precisas. Sendo assim damos-lhe uma margem de mais dois dias para cada lado, e portanto os dias férteis ocorreram entre o 9º e o 16º dia. Estas contas estão feitas para os ciclos de 28 dias, para os restantes é uma questão proporcional. É importante salientar que estas contas não excluem gravidez fora deste intervalo! São apenas uma maneira de tentarmos acertar com a ovulação e aumentarmos assim a probabilidade de engravidar.

Também Deves Gostar

0 comentários